Instituto Pensar - STF retira do ar Instagram e canal do YouTube de blogueiro bolsonarista

STF retira do ar Instagram e canal do YouTube de blogueiro bolsonarista

Alessandro Dantas/ PT no Senado

Por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, o canal do YouTube do bolsonarista Allan dos Santos, o Terça Livre, e seu perfil pessoal no Instagram foram retirados do ar. Sua conta no Twitter também foi suspensa.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, a ação ocorreu devido ao inquérito que apura a atuação de milícias digitais, o qual Santos é alvo, sendo investigado por esquema de divulgação de informações falsas, ataques a autoridades, como os ministros do STF, e organização de atos antidemocráticos.

Além desse, também há um segundo inquérito em que o bolsonarista é alvo, o qual investiga um grupo que usa redes sociais para organizar atos antidemocráticos como protestos que pedem o fechamento do Congresso Nacional ou intervenção militar.

Ainda de acordo com o jornal, o YouTube preferiu não comentar a suspensão, justificando que o processo corre em segredo de Justiça.

Leia também: Lewandowski descarta obrigar Senado a marcar sabatina do ?terrivelmente evangélico? André Mendonça

Estagiária do STF era informante de Allan

Há alguns meses Allan dos Santos é alvo de operações deflagradas da Polícia Federal relativas às investigações. Após vir à tona a informação de que uma ex-estagiária do ministro do STF Ricardo Lewandowski, Tatiana Garcia Bressan, teria sido informante do influencer, Moraes pediu uma oitiva, processo para ouvir as testemunhas.

Um relatório da PF mostrou que havia conversas entre Santos e a estagiária antes da abertura dos inquéritos. Bressan foi ouvida na última quinta-feira (7) e, de acordo com informações da CNN, negou ter tido acesso a qualquer informação de dentro do gabinete de Lewandowski e explicou que o contato com Santos foi para ajuda-la a conseguir um emprego com a deputada Bia Kicis.

No entanto, a ex-funcionária admitiu ter um perfil fake nas redes sociais para atacar outros ministros e pediu desculpas aos magistrados.

Além dela, ainda de acordo com a CNN, o blogueiro tinha o Coronel Mauro Cesar Barbosa Cid como um dos seus principais contatos no Palácio do Planalto, a quem sugeria demissões e articulações. Cid é considerado dentro do Planalto como um dos principais auxiliares do presidente Jair Bolsonaro.

Não é a primeira vez

Essa não é a primeira vez que o YouTube se vê obrigado a retirar do ar o canal Terça Livre e associados. Em fevereiro deste ano, dois canais pertencentes ao portal foram suspensos. Na época, a plataforma online de vídeos declarou, em nota, que os dois perfis violaram os termos de uso do site.

Com informações do Olhar Digital



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: